Você sabe o que são cronotipos?
Nosso organismo é programado para funcionar em uma rotina chamada de Ciclo Circadiano, (ou ritmo circadiano) que é um período de aproximadamente 24 horas, ao longo do qual o nosso corpo se organiza para desempenhar suas funções biológicas em determinados horários pré-programados.
Nosso relógio biológico é definido geneticamente, mas também recebe pistas ambientes como a exposição a luz do sol, horários de alimentação e rotinas.
Em relação as preferências de funcionamento, nem todos somos iguais: a essas preferências, chamamos de cronotipos.
Cada pessoa possui um cronotipo geneticamente definido, que controla a temperatura corporal, pressão arterial, cognição, fluxo hormonal, metabolismo e outras funções que oscilam durante o dia.
O seu cronotipo interfere particularmente no seu sono, pois é ele quem determina em qual horário haverá no seu organismo um pico de Melatonina (hormônio produzido naturalmente e responsável pela indução do sono) e, portanto, o horário em que você vai se sentir mais disposto ou sonolento.
Por isso, algumas pessoas se sentem muito mais dispostas ao acordar e preferem acordar bem cedo, enquanto outras preferem dormir mais tarde e sentem-se mais concentradas e produtivas no período da noite. O cronotipo está relacionado com o pico da melatonina que ocorre em diferentes horários para cada um deles.
Existem basicamente três tipos de cronotipos; Matutino, Vespertino e Intermediários.
Cronotipo Matutino:
Indivíduos matutinos representam 25% da população.
Costumam acordar cedo e dormir cedo, sentindo-se bastante alertas pela manhã.
Seu pico de melatonina ocorre antes da meia noite e por isso geralmente dormem das 22h às 6h.
Cronotipo Vespertino:
Os vespertinos também representam 25% da população.
Eles tem um ápice na produção de melatonina por volta das das 06 da manhã, por isso sentem mais sono tarde e mais disposição para ficarem acordadas até mais tarde. Geralmente dormem entre as 3h às 11h.
São pessoas sujeitas a privação de sono, pois tem dificuldades em se adaptar aos horários tradicionais de trabalho e estudo.
Cronotipo intermediário
Esse cronotipo define a maioria da população, que tem um pico de melatonina às 03h da manhã e por isso geralmente dormem entre á 00h e 08h. Esse perfil costuma se sentir bastante disposto a tarde e final do dia.
E qual a importância de conhecer seu cronotipo?
Para uma melhor qualidade de vida, é importante que você aposte em entender mais sobre os horários de preferência do seu corpo. Isso irá te proporcionar melhores noites de sono e possibilitar uma organização da rotina capaz de contemplar e respeitar seus horários naturais.
Assim, por exemplo, se você for uma pessoa matutina, vai saber que o melhor horário para estudar, pôr o trabalho em dia ou se exercitar é pela manhã, período em que estará mais disposto e com sua cognição mais ativa.
É importante também salientar que a vida moderna agregou uma série de outros fatores que passaram a atuar sobre nosso ciclo e relógio biológicos para além do cronotipo. A ansiedade que pode te fazer ficar acordado até mais tarde, por exemplo, ou as luzes dos aparelhos eletrônicos que podem atrasar teu horário de dormir.
Por isso não deixe de avaliar todos esses fatores que podem estar influenciando na sua qualidade do sono e em caso de dúvidas busque ajuda de um médico!