Procedimentos Estéticos

A Cirurgia Dermatológica é a área da Dermatologia especializada em procedimentos diagnósticos, cirúrgicos, estéticos e oncológicos realizados na pele ou no tecido celular subcutâneo. Grande parte dos procedimentos são minimamente invasivos e podem ser realizados no próprio consultório. Eles têm por objetivo prevenir, restaurar e manter a saúde de sua pele, cabelo ou unhas. (Fonte: Adaptado de Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica)

Toxina botulínica, conhecida popularmente como “botox”, é uma proteína produzida pela bactéria Clostridium botulinum. Quando administrada oralmente em grandes quantidades, bloqueia os sinais nervosos do cérebro para o músculo, causando paralisia generalizada, chamada botulismo. No entanto, por injeção, em quantidades muito pequenas, em um músculo facial específico, apenas o impulso que orienta este músculo será bloqueado, causando o relaxamento local. Deste modo, a toxina botulínica atua como um bloqueio da musculatura subjacente das linhas indesejadas.

O tratamento envolve injeção em quantidades muito pequenas nos músculos subjacentes para imobilizá-los. A terapia atual é bem tolerada, rápida e a recuperação é mínima. Alguns efeitos colaterais permanecem por cerca de três a sete dias após o procedimento. A toxina começa a fazer efeito sete a 14 dias depois e esse efeito perdura por cerca de três a seis meses até que desaparece gradativamente, enquanto a ação muscular retorna. Com aplicações em intervalos regulares, pode ocorrer de o músculo enfraquecer e, dessa forma, as aplicações passarem a durar mais tempo.

Os efeitos colaterais são mínimos e relacionam-se com a injeção local. Dor ou edema podem surgir em torno do local da injeção. Maquiagem pode ser usada após o tratamento, mas é preciso ter cuidado para não pressionar ou massagear a área após algumas horas do procedimento. Em casos raros, os pacientes podem desenvolver fraqueza temporária dos músculos vizinhos, ou dor de cabeça, ou sobrancelha e/ou pálpebra caída, também temporariamente.

Indicação

A toxina botulínica é indicada para amenizar linhas de expressão e rugas profundas. Por exemplo, as linhas verticais entre as sobrancelhas; pés-de-galinha nos cantos dos olhos; linhas horizontais na testa e nas bandas do músculo platisma, conhecido como pescoço de peru.

Também é usada para o reposicionamento das sobrancelhas: o músculo é enfraquecido e relaxado, para não contrair. Esse tratamento previne que se formem novas rugas. Alguns músculos não podem ser tratados, pois realizam funções importantes na expressão natural de uma pessoa. É o caso do músculo que levanta as sobrancelhas e dos músculos da linha do sorriso, uma vez que eles são necessários para as expressões dessa região e até para comer.

A transpiração excessiva pode aliviar com injeções altamente diluídas da toxina botulínica, diretamente na pele das axilas ou na pele nas palmas das mãos e plantas dos pés. Há paralisação das glândulas sudoríparas da pele que são responsáveis pela transpiração excessiva. Uma única sessão de tratamento pode fornecer meses de alívio, e os especialistas acreditam que as injeções podem ser repetidas indefinidamente, uma ou duas vezes por ano.

FONTE: https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/procedimentos/toxina-botulinica-tipo-a/13/

 

Depilação é a remoção intencional de pelos de regiões do corpo, de forma duradoura ou temporária. A versão a laser é eficaz em quase todas as áreas corporais, sendo que vários tipos de laser e luz intensa pulsada podem ser usados para obter resultados prolongados, incluindo o laser de diodo, o alexandrite e o Nd: YAG. Durante a aplicação, a energia emitida pelo aparelho é atraída pela pigmentação (melanina) do folículo piloso, levando ao enfraquecimento e destruição. Dependendo da área tratada, o procedimento pode durar apenas alguns minutos.

O número de sessões dependerá da área tratada, da densidade dos pelos e do ciclo de crescimento. Várias sessões são necessárias, pois o laser enfraquece o folículo apenas quando o pelo está na fase de crescimento. O resultado do tratamento varia de paciente para paciente, pois fatores como a cor da pele, a pigmentação e a espessura do pelo são determinantes. Alterações hormonais podem influenciar, prejudicando o resultado do tratamento ou aumentando a necessidade de sessões. Após cada sessão, a pessoa pode retomar suas atividades diárias, no entanto, sem exposição solar no local tratado.

Indicação

Pessoas que apresentem pelos encravados;
Hipertricose e hirsutismo (aumento de pelos em locais indesejados, como na região de barba nas mulheres);
Desejo de redução de pelos em determinada área.

Considerações: pelos grossos e escuros respondem melhor ao tratamento. Evitar o uso de laser na pele bronzeada.

FONTE: https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/procedimentos/depilacao-a-laser/4/

 

O que é?
Técnica para facilitar a entrada e potencializar a penetração de ativos no corpo ou no rosto, reduzindo não só o tempo necessário para que o resultado apareça como o número de sessões do tratamento em questão.

Assim, o drug delivery permite a entrega eficaz de moléculas terapêuticas em variados alvos da pele. O estrato córneo (camada mais superficial da pele) é a mais importante barreira e o limitante na penetração dos princípios ativos. Para se ter uma idéia da capacidade dessa barreira, apenas cerca de 0,03% de um produto aplicado topicamente consegue chegar nas camadas mais profundas.

As microperfurações da técnica de drug delivery têm a função de vencer essa barreira natural, entregando os medicamentos mais profundamente e de forma concentrada. Para tanto, usa-se um princípio ativo – por exemplo, em um tratamento para clarear a pele, a vitamina C ou um clareador -, e o laser fracionado, para fazer com que a substância penetre bem na pele. Além disso, há o benefício adicional de estimular a produção de novas células, fibras de colágeno e elastina.

Todo dispositivo que provoque uma perda da integridade da epiderme (primeira camada da pele) pode agir como um drug delivery, sendo que alguns são mais eficazes que outros, seja pela profundidade de penetração, pela associação de tecnologias e pela formação ou não de coagulação ao redor do canal. O procedimento pode ser feito por meio de microagulhamento, laser ou dermaroller (rolinho cheio de agulhas).

Indicação

O drug delivery é indicado para tratamento de manchas, rugas, flacidez, rejuvenescimento, poros abertos, cicatrizes, estrias, cicatrizes de acne, olheiras e queda de cabelo. Sendo que neste último, usamos substâncias para estimular o crescimento e o fortalecimento capilar. O tratamento deve ser realizado em consultório médico com todos os cuidados de assepsia e esterilização.

Fonte: https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/procedimentos/drug-delivery/16/

O tratamento a laser é realizado em consultório dermatológico. Em alguns casos, utilizam-se cremes anestésicos tópicos antes do procedimento, e o paciente tem os olhos protegidos. O número e a duração das sessões variam conforme a região tratada e os objetivos. Conheça melhor alguns dos tratamentos oferecidos na Amitié Clínica Médica:

Laser de CO2

É um laser ablativo, ou seja, provoca a vaporização controlada da pele que, ao cicatrizar, estimula a produção de colágeno, melhora as rugas finas e a flacidez, além de clarear manchas superficiais e cicatrizes de acne. Tem como resultado promover o rejuvenescimento e a firmeza da pele. O laser de CO2 tem como alvo a água e atinge a epiderme e a derme superficial, as camadas mais superficiais da pele.

Laser Acroma QS

É um laser de moderna tecnologia não ablativo. Suas principais indicações são as seguintes:

Rejuvenescimento: modalidade de rejuvenescimento LASER TONING, indicado para o tratamento de rugas finas e redução de poros e oleosidade. Melhora a vitalidade da pele. Após a sessão, o paciente pode retomar às suas atividades, sem
Melasma / lesões pigmentares: tratamento de lesões pigmentares em todos os tipos de pele, atuando com eficácia e segurança, mesmo para peles mais morenas.
Remoção de tatuagem: o tratamento indicado para essa queixa é o uso do LASER. O Acroma QS® é eficaz na remoção de tatuagens. Costumam ser necessárias várias sessões e o resultado do tratamento depende de alguns fatores da própria tatuagem, como coloração utilizada, tipo de tinta, tempo em que foi feita e profundidade de penetração do pigmento.

Laser 1340

É um laser fracionado não ablativo que é utilizado no tratamento de cicatrizes de acne, estrias, cicatrizes inestéticas, poros abertos, rejuvenescimento, melhora da firmeza e textura da pele. Também auxilia no rejuvenescimento, reduzindo rugas e linhas de expressão.

Os lasers não ablativos têm reduzido tempo de recuperação e menor risco de efeitos colaterais, pois causam dano térmico na derme e não removem a epiderme (camada mais superficial da pele).

Laser Erbium 2940

É um laser fracionado ablativo. Por ser fracionado, os raios são emitidos em pequenas colunas com áreas de pele íntegra ao redor, tornando o tempo de recuperação menor e o procedimento mais seguro. Suas principais indicações são tratamento de rugas, cicatrizes de acne, cicatrizes cirúrgicas, estrias, manchas solares, rejuvenescimento, melhora do tônus da pele.

Fonte: Adaptado de https://www.sbcd.org.br/procedimentos/cosmiatricos/laser/

Fonte: https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/procedimentos/laser/8/

Luz intensa pulsada (LIP): tecnologia que emite feixes de luzes policromáticas e não colimada (em várias direções). Ou seja, são luzes diversas que emitem comprimentos de onda variados na pele, gerando calor local por meio desses disparos.

No tecido que está sendo tratado existem componentes fotorreceptivos, cromóforos, os quais convertem a energia luminosa que receberam do equipamento em calor, coagulando o tecido e ativando, também, reações químicas do organismo. Desse modo, lesiona-se somente o tecido-alvo.

Indicação

Vários estudos demonstram que a luz intensa pulsada é capaz de promover efeitos benéficos como: rejuvenescimento da pele, por proporcionar aumento na espessura, estimular a produção e reorganizar uniformemente as fibras colágenas e elásticas (responsáveis pela firmeza e elasticidade da pele). Além disso, aumenta a atividade dos fibroblastos (células da derme responsáveis pela secreção das fibras de elastina e de colágeno).

Com isso, a aplicação da luz pulsada na pele envelhecida provoca a redução de telangiectasias (microvasos), rubor e vermelhidão. Também proporciona melhora da aparência de rugas finas e grossas, da textura e aspereza da pele, na redução do tamanho de poros e na secreção de sebo, na elasticidade, na redução da elastose e na diminuição de ceratoses actínicas e manchas.

FONTE: https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/procedimentos/luz-intensa-pulsada/17/

O microagulhamento é um procedimento que consiste em microperfurações da pele com finas agulhas metálicas. Seu princípio é semelhante ao da acupuntura, porém, localizado e múltiplo, produzindo efeito apenas na área tratada. Seu resultado mais proeminente é a indução de colágeno e de outras fibras naturais na pele, bem como o espessamento da epiderme. A técnica pode ser feita por rollers (mais comum), canetas elétricas ou carimbos. É sempre importante observar se o material utilizado tem autorização da Anvisa para uso, e se as agulhas são estéreis. Em nenhuma hipótese estas podem ser reutilizadas, mesmo que no próprio paciente.

A técnica mais popular é a minimamente invasiva, na qual o procedimento é realizado apenas com creme anestésico. Na técnica cirúrgica, o microagulhamento é feito de forma mais intensiva e com o paciente anestesiado em ambiente cirúrgico. Usualmente, a técnica minimamente invasiva oferece resultados após uma sequência de aplicações em intervalos regulares (comumente mensais), enquanto a técnica cirúrgica pode já oferecer resultados visíveis em apenas uma sessão.

Para fazer o Microagulhamento o paciente não deve estar com a pele bronzeada nem apresentar infecções locais. Câncer da pele na área tratada ou nas proximidades também contraindica a técnica. A recuperação costuma ser rápida, mesmo nos casos de técnica cirúrgica.

Indicação

As principais indicações do microagulhamento são: cicatrizes, especialmente as de acne, estrias, envelhecimento e flacidez, calvície, melasma e drug delivery em geral.

FONTE: https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/procedimentos/microagulhamento/18/

 

Peelings químicos consistem na aplicação de agentes que destroem as camadas superficiais da pele, seguindo-se, então, da sua regeneração, com uma aparência geral melhorada. É uma forma de esfoliar e acelerar a renovação da pele. Pode ser superficial, médio e profundo. Os peelings superficiais precisam ser feitos em séries, e sua descamação costuma ser fina, enquanto os médios e profundos são realizados em aplicações únicas, com descamação mais intensa e formação de crostas. Cada paciente deve ser avaliado pelo dermatologista que indicará o melhor tratamento.

Alguns dos agentes utilizados para a realização dos peelings químicos são:

Fenol – usado para realização de peeling profundo há aproximadamente 100 anos; atinge intensamente a pele; só é indicado para tratar o envelhecimento da face quando existem muitas rugas e a pele é muito clara; o resultado é excelente e duradouro, porém é necessária uma avaliação cardiológica, pelos possíveis efeitos colaterais;

Ácido tricloroacético (ATA) – pode ser combinado com outros agentes para a realização de um peeling médio no tratamento de rugas e cicatrizes;

Ácido salicílico ­– utilizado para a realização de peeling superficial, com melhora do aspecto da pele, redução das rugas finas e manchas, além de auxiliar no controle da acne;

Solução de Jessner e ácido glicólico – também usados para peeling superficial ou médio (neste caso combinados com o ATA), principalmente para o tratamento de rugas finas, manchas e acne;

5-fuoruracil (5-FU) – combinado com a aplicação prévia da solução de Jessner ou do ácido glicólico para o tratamento de queratoses actínicas múltiplas ou campo de cancerização;

Ácido retinoico – mais usado em creme no tratamento domiciliar do envelhecimento da pele; para peeling é usada uma solução de cor amarelada ou cor de base, com resultados satisfatórios no tratamento adjuvante da acne, melasma e envelhecimento cutâneo.

Após um peeling químico superficial a pele se refaz em um a quatro dias; já os peelings médios e profundos constituem uma ferida cuja cicatrização inicia-se em 24 horas e se completa dentro de sete a 15 dias.

Os peelings químicos não devem ser realizados se houver exposição solar, durante a gravidez, se existir alguma “ferida” aberta no local a ser tratado, se estiver sob estresse físico e mental ou apresentar hábito de “cutucar” a pele. As expectativas devem ser condizentes com cada tratamento. Proteção solar adequada é imprescindível.

Indicação

São utilizados para atenuação de rugas, manchas e cicatrizes; na diminuição das lesões pré-malignas como as queratoses actínicas e no auxílio do tratamento da acne.

FONTE: https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/procedimentos/peelings-quimicos/10/

 

Os preenchimentos estão indicados para as olheiras com alterações anatômicas, como um afundamento na região. Esse afundamento produz sombreamento no local, o que traz um aspecto de olheiras mais escurecidas. O ácido hialurônico promove hidratação e turgor à pele. Esses preenchedores têm facilidade de uso e potencial de reversão com a hialuronidase, nos casos de hipercorreção, sendo uma modalidade de tratamento eficaz para tratar a deficiência de volume nas olheiras.

Preenchimento cutâneo é uma técnica empregada para correção de sulcos, rugas e cicatrizes, por meio da injeção de substâncias sob a área da pele a ser tratada, elevando-a e, assim, diminuindo sua profundidade. Um dos principais objetivos dos preenchedores é repor o volume da face, melhorar seus contornos e formas. O ácido hialurônico é o principal preenchedor utilizado hoje. O corpo humano fabrica esta substância, capaz de manter as formas e contornos, mas essa produção cai com o passar dos anos. Após a aplicação do produto, a área pode ficar levemente avermelhada e inchada. Alergias, gestação, amamentação, doenças prévias e uso de medicação rotineira devem ser informados ao médico. O risco de alergia é raro. Os preenchedores são realizados em combinação com outros procedimentos para melhorar o resultado final, como o uso de toxina botulínica, lasers e peelings.

Indicação

Indicado para atenuar rugas, cicatrizes e sulcos, principalmente o nasogeniano (vai do canto do nariz ao canto da boca, popularmente chamado de bigode chinês). Também utilizado na correção de cicatrizes de acne; reposição volumétrica em áreas do rosto nas quais ocorreram perdas de gordura e de sustentação, causadas pelo envelhecimento; contorno e volume dos lábios; tratamento de olheiras e contorno mandibular.

FONTE: https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/procedimentos/preenchimento/11/

 

O MD Codes é uma técnica desenvolvida pelo médico brasileiro Maurício de Maio que é utilizada no mundo todo. Trata-se da padronização dos locais de onde aplicar o ácido hialurônico, para promover o rejuvenescimento e correção de imperfeições de forma mais natural. Os resultados não são pontuais, mas proporcionam uma melhora como um todo da face. Homens e mulheres se beneficiam desta técnica, que promove rejuvenescimento facial, volumização e sustentação da pele da face.

Radiesse é um tipo de preenchedor dérmico injetável usado para corrigir linhas finas e depressões na face. Este preenchimento dérmico sintético é composto de partículas microscópicas de cálcio encontradas naturalmente no osso, chamado hidroxiapatita de cálcio, que é suspenso em gel para injeção.

É utilizado para preenchimento de lábios, de rugas e linhas de forma geral, sulco nasogeniano (bigode chinês), melhorar assimetria facial e para contorno, pois pode ser usado para contornar e suavizar a linha da mandíbula e as bochechas.

Os resultados duram cerca de 7 a 12 meses. É um produto que estimula seu corpo a produzir mais colágeno com o tempo, de modo que apenas um tratamento proporciona um efeito duradouro. O segundo tratamento pode ser necessário para manter o efeito natural após um ano ou dois.

Os métodos terapêuticos tradicionais para remoção de tatuagem incluem cirurgia (exérese), dermoabrasão, salabrasão, criocirurgia e a laserterapia. Com a exceção dos lasers não-ablativos, esses métodos frequentemente resultam em cicatrizes.

O laser é o método mais utilizado. De acordo com o princípio da fototermólise seletiva, o laser ideal deve penetrar na pele, passando pelas camadas superiores da derme sem nenhum dano, para ser seletivamente absorvido pelo pigmento da tatuagem. Essa energia a laser provoca a fragmentação do pigmento da tatuagem em partículas menores, que são então removidas pelo sistema imune (do próprio organismo), sem dano aos tecidos adjacentes. Esta técnica utiliza lasers que atingem um alvo específico. Ou seja: no caso das tatuagens coloridas, para cada grupo de cores, será usado um tipo diferente de laser.

A duração do tratamento varia conforme o tamanho da tatuagem, as cores e o tipo de tinta empregado. Em geral, tatuagens amadoras são mais fáceis de remover. Já as para tatuagens profissionais e multicoloridas não há garantia. Portanto, quem está pensando em remover tatuagens deve sempre levar em consideração a chance de não conseguir removê-las completamente. E, para quem for se submeter a uma tatuagem em área exposta ou que exista risco de arrependimento, é mais adequado optar pela tatuagem negra, mais fácil de ser removida.

FONTE: https://www.sbcd.org.br/procedimentos/cosmiatricos/remocao-de-tatuagem/

 

O ácido poli-L-láctico é um estimulador de neocolagênese, com resultados que perduram por cerca de 2 anos.
Durante o processo de envelhecimento, existe perda volumétrica da face em decorrência de vários fatores, como diminuição do colágeno e da elasticidade, flacidez muscular, atrofia do tecido gorduroso, alteração na distribuição do tecido gorduroso e, por fim, reabsorção óssea.

As indicações cosméticas do ácido poli-L-láctico, em indivíduos hígidos portadores de fotoenvelhecimento, não só abrangem diversas áreas da face (têmporas, região periorbital, sulco nasogeniano, áreas zigomáticas superior, malar, bucal, periauricular e comissura perioral), mas, também, não-faciais (mãos, pescoço, cicatriz de acne, cicatrizes atróficas e “V” do decote).
Para melhores resultados, algumas sessões devem ser realizadas.

Fonte: Adaptado de Silva, Rosangela Maria Santini Ferreira da; Cardoso, Gustavo Félix. Uso do ácido poli-L-láctico como restaurador de volume facial / Facial volume replacement with poly-l-lactic acid. Rev. bras. cir. plást;28(2):223-226, abr.-jun. 2013.

A “subcison” ou subcisão é uma técnica cirúrgica na qual se introduz uma agulha cortante sob a pele a fim de seccionar o tecido conjuntivo local melhorando o contorno da pele da região.

É feita sob anestesia local injetável. É um tratamento indicado para corrigir depressões localizadas causadas por septos fibrosos. Os septos são uma espécie de trave ou cordão que traciona a pele para baixo causando uma depressão ou “buraco” na área. Exemplos são os “buracos” da celulite em estágio avançado, retrações em cicatrizes de acne ou cicatrizes após cirurgias. A agulha entra por um orifício e é capaz de cortar os septos fibrosos (traves) abaixo da pele, causadores das depressões. O corte interrompe a tração exercida pelos septos sobre a pele, que é liberada e se eleva, corrigindo as depressões. Além disso, como a agulha também atinge vasos sanguíneos, um hematoma é formado. Ele estimula a formação de um novo tecido conjuntivo que ocupará o espaço antes deprimido.

O procedimento é realizado sob anestesia local e pode ser repetido se necessário. O período pós-operatório é longo – cerca de 30 dias – e exige cuidados especiais da paciente, como o uso de cinta compressiva nos casos de celulite, além de acompanhamento médico. Formam-se grandes manchas roxas que posteriormente serão reabsorvidas pelo organismo. Não se deve expor ao pele ao sol enquanto estas manchas estiverem presentes.

Fonte: http://www.cepelle.com.br/tratamentos/subcisao-ou-subcision/

A tunelização dérmica é um tratamento eficaz para rugas glabelares estáticas (região entre as sobrancelhas). Tem como fundamento a ruptura de traves fibróticas e o desencadeamento de resposta inflamatória, com sangramento, que culmina na produção de colágeno.

A presença de rugas na fronte e glabela, mesmo na ausência de contratura da musculatura correspondente, caracteriza rugas estáticas, que comumente são difíceis de ser atenuadas. A utilização de toxina botulínica oferece bons resultados em rugas dinâmicas, porém a resposta é insatisfatória quando nos deparamos com rugas estáticas profundas. A tunelização dérmica (TD®) é uma alterativa segura para tratamento nesta região.

Fonte: Adaptado de Lima, Emerson de Andrade. Tunelização dérmica (TD®): uma opção terapêutica para rugas glabelares estáticas. Surgical & cosmetic dermatology.8(1):42-45.2016.

 

O Ultraformer é um equipamento que atua por meio de ultrassom micro e macro focado que emite ondas de calor. A energia térmica obtida estimula a produção de colágeno nos níveis mais profundos da pele, ajudando a firmar e criar uma aparência mais jovem.

O tratamento promove o lifting facial, age contra a flacidez e ainda evidencia o contorno corporal, tudo isso sem utilizar de métodos invasivos ou cirurgias. Ele também melhora a espessura dérmica, linhas finas, cicatrizes de acne e flacidez no pescoço e colo. Por ser um equipamento de alta intensidade, suas ondas penetram e alcançam as camadas mais profundas da pele.

Uma das grandes vantagens da técnica, é que ela não exige tempo de recuperação. O paciente pode retomar suas atividades imediatamente. Outro benefício relevante é que a pele não é lesada. O paciente recebe uma pomada anestésica no local para que o profissional possa fazer a utilização do Ultraformer. Durante o processo a pessoa pode sentir um calor e algum desconforto no local que é provocado em virtude da energia acumulada na superfície. Alguns pacientes podem sentir uma leve sensibilidade na região, que diminui após 48 horas.

O tempo do procedimento depende da área tratada. Já o número de sessões necessárias é definido pelo dermatologista de acordo com as necessidades de cada paciente.

No rosto

O Ultraformer promove um efeito lifting facial sem cortes, tratando áreas específicas como testa, têmporas, ao redor da boca e dos olhos. Pode ser usado também para lifting do terço médio e superior do rosto.

O procedimento proporciona uma pele mais firme e esticada, redução das rugas e um melhor contorno facial.

No tratamento corporal

Pode ser utilizado com eficiência para eliminar flacidez ao redor o umbigo, abdômen, braços e coxas. Além disso, ele apresenta bons resultados para:

eliminar gordura ao redor dos joelhos, braço, axila, abdômen, flancos e coxas,
reduzir celulites localizadas,
eliminar os chamados culotes,
reduzir as indesejáveis papadas do pescoço,
atenuar rugas e flacidez do pescoço e colo.