Esse termo foi criado para designar uma série de hábitos e práticas diárias que podem ajudar a melhorar suas noites de sono e potencializar a qualidade do seu descanso.
A higiene do sono não é benéfica somente para quem sofre com insônia ou algum outro distúrbio, mas também para quem, embora consiga dormir a noite, perceba falta de concentração, memória e energia ao longo do dia.
Por isso alguns hábitos da higiene nos quais deve-se apostar são:
Alimentação:
Evite alimentos estimulantes como cafeína, coca cola, energéticos, chá-preto, guaraná após às 16h, principalmente se você tem dificuldade para dormir. Também não se deve nunca ir dormir com fome, primeiro por que vai ser difícil dormir com a sensação de estômago vazio e segundo para evitar as idas noturnas à geladeira. Evite também bebidas alcoólicas e o cigarro, pois eles atrapalharão seu sono.
Invista em chás naturais e alimentos leves para serem consumidos a noite, pois eles são de mais fácil digestão do que os alimentos mais calóricos e gordurosos e por isso seu sono vai ser mais tranquilo.
Rotina:
Se você já ouviu falar de cronotipos, sabe que cada pessoa tem um relógio biológico que favorece o ápice de liberação do hormônio estimulante do sono em um determinado horário. Ou seja, as pessoas tem horários em que dormem melhor e sentem mais sono.
Por isso, para ter uma higiene do sono adequada, é importante que você conheça seu cronotipo e busque dormir sempre nos mesmos horários mesmo nos dias de folga.
Também é importante evitar cochilos acima de 30 minutos durante o dia, que certamente vão impedir que você descanse no horário correto: à noite.
Ambiente:
Há quem diga que dorme bem em qualquer, mas a verdade é que dormir de qualquer jeito em qualquer lugar só pode funcionar por uma noite ou duas. No dia a dia, você vai sentir falta de um ambiente adequado e com toda a razão, pois ele é necessário.
Um bom colchão, que favoreça a sua coluna, assim como um travesseiro que não deixe seu pescoço irregular são itens essenciais.
Exposição à luz:
A luz solar tem grande influência sobre nosso organismo, é ela que informa ao nosso cérebro se é hora de dormir ou acordar. Por isso, exponha-se ao sol pela manhã.
Ao cair do dia, evite dispositivos eletrônicos que podem simular a luz do sol e enviar informações incorretas ao nosso cérebro, atrasando o horário de início do sono.
Desconecte-se de televisão, computadores e smartphones pelo menos 1 hora antes de dormir!
Além dessas dicas, há outras práticas que favorecem um sono de qualidade, como a prática de atividades físicas que ajuda os músculos a relaxarem e rituais de relaxamento.
Dormir mal não é normal e terá repercussões a longo prazo. Por isso, em caso de dúvidas busque auxílio de um médico!