Antes de explicar como são feitos os procedimentos de limpeza dessa região, é necessário destacarmos que a cera de ouvido existe por várias razões e desempenha funções importantes no nosso sistema auditivo. Ela é responsável por manter os tímpanos protegidos e por reter os agentes poluentes com os quais entramos em contanto através do ar diariamente.
Além disso, a cera de ouvido também tem como função hidratar os nossos canais auditivos, por isso a limpeza em excesso e indevida pode acabar causando irritação, uma vez que você estará removendo totalmente a substância que mantém o local hidratado.
A principal questão para a qual alertamos é sobre o uso dos cotonetes. A utilização deles como forma de limpeza diária dos ouvidos é muito comum entre nós brasileiros, mas não deveria. Ao usarmos o cotonete temos a falsa sensação que estamos limpando, porém, o que sai no algodão na verdade é somente o excesso de cera, o restante é empurrado em direção aos nossos tímpanos, criando uma espécie de “tampão”. Essa ação tende apenas a estimular as glândulas a produzirem mais cera e acúmulo na região, o que gera entupimento e inflamações.
O atrito do cotonete junto a pele, somado à retirada da proteção natural e às lesões que ele pode causar, propiciam a entrada de bactérias, levando à um quadro de Otite externa, infecção que causa dor e coceira.
Os cotonetes podem ainda ocasionar a perfuração dos tímpanos, o que caracteriza uma situação mais grave, em que se faz necessária avaliação médica. Entre os principais sintomas de perfuração dos tímpanos estão; intensa dor de ouvido que surge de repente, perda repentina da capacidade de ouvir, coceira, sangramento no ouvido, secreção amarela e zumbido. Algumas pessoas podem ainda sentir febre, tontura e vertigem.
Caso suspeite de perfuração dos tímpanos, o paciente deve consultar um otorrino o mais breve possível.
Procedimentos corretos de limpeza
Assim como ocorre com a limpeza, o excesso de cera também pode causa lesões e desconfortos nos canais auditivos Mas existe formas seguras de remover o excesso de acúmulo sem colocar a saúde do seu ouvido em risco.
Uma das principais é através da lavagem otológica. Esse tipo de procedimento deve ser feito somente pelo otorrinolaringologista ou outro profissional capacitado, pois é necessário muito cuidado para evitar complicações e perfurações na área. Além de remover a cera acumulada, a lavagem também é indicada para remoção de outros tipos de sujeira que podem ter ficado depositadas ali.
Outra opção para pessoas que sofrem recorrentemente com o entupimento dos ouvidos é a irrigação com bulbo, um método mais caseiro de realizar a limpeza. O ideal é que o médico oriente de acordo com o paciente sobre como realizar corretamente esse procedimento em casa.
Sobre a limpeza diária, ela deve ser feita apenas externamente. Com auxilio de uma toalha, a pessoa seca a parte externa do ouvido, somente até onde o dedo alcança. Não se deve colocar cotonetes ou outros objetos para auxiliar na limpeza.
Em casos de dúvidas, ou de sintomas na região, consulte seu otorrino